É a primeira vez que esse site de relacionamento é controlado remotamente. Objetivo dos criminosos pode ser descobrir dados de contas telefônicas para cobranças automáticas mensais
Sexta-feira, 09 de julho de 2010 às 13h48
O Facebook foi novamente alvo de cibercriminosos. A detecção foi realizada por Roger Thompson, Chief Research Officer da AVG e postada em seu blog.
Segundo o especialista, o ataque é interessante, pois é a primeira vez que o Facebook é controlado remotamente. Inclusive o malware pode ser visto em ação em um vídeo postado por Thompson no YouTube. O golpe é simples e a "isca" é um link que diz que 99% das pessoas não conseguem assistir ao vídeo por mais de 25 segundos. Quando o internauta clica,encontra outra tela que realmente oferece o conteúdo, mas, para o vídeo carregar, é necessário copiar e colar um código na barra de endereços do navegador. "Se você está prestando atenção percebe que está adicionando um javascript na sua barra de endereço, o que é extremamente perigoso, e aborta a operação. Já se não está tão atento, é levado a uma página que informa automaticamente a todos os seus amigos que você 'curte' o aplicativo, postando o link em seu perfil", explica Thompson.
O objetivo do ataque, além de conquistar o maior número de vítimas possível, ainda não está claro para o especialista. Ele acredita que são sites que querem cobrar U$ 9,95 mensais de forma automática na conta de celulares, prática que está se tornando comum. O especialista tem algumas recomendações sobre a melhor forma de proteger-se:
Certifique-se que você pratica uma navegação segura. Existem várias ferramentas gratuitas que podem identificar as ameaças em tempo real e permite saber se uma página ou um link está contaminado antes de clicar.
Quando um site pede para instalar um visualizador para assistir a um vídeo, algo provavelmente não está certo. Evite fazer downloads oferecidos por esses endereços e prefira acessar o site oficial do aplicativo e baixá-lo por lá.
Fonte : olhardigital
1 Comentário
Complicado.
Eu sou muito medrosa pra sair clicando em qualquer coisa, mas já tinha ouvido boatos de que o Facebook era um site bem seguro contra esse tipo de ataque.
Pelo menos agora estamos cientes :D
Postar um comentário
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Os comentários são moderados.
Não deixe link no comentário