quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Planeta que provocou rebaixamento de Plutão é menor do que se pensava


Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (26) que um pequeno planeta, localizado nas profundezas do espaço, e que provocou uma das maiores controvérsias da astronomia moderna, Eris é menor do que se pensava, com dimensões inferiores a de Plutão, que em 2006 foi rebaixado à condição de “planeta anão”.
O estudo, publicado na revista científica Nature, é a maior pesquisa sobre o enigmático planeta conhecido como Eris, descoberto em 2005. Os primeiros cálculos diziam que seu tamanho superava o de Plutão, o que contribuiu para que a União Astronômica Internacional deixasse de considerar este último como planeta.
Apesar de no início os pesquisadores falarem de um décimo planeta, a União Astronômica decidiu que tanto Eris quanto Plutão passariam a integrar uma nova categoria de objetos, os planetas anões, reduzindo o número de planetas do Sistema Solar para oito.
A descoberta do planeta anão assombrou os astrônomos e provocou questionamentos a respeito do Cinturão de Kuiper, uma zona que fica além de Netuno e abriga milhares de corpos celestes, como Plutão e o próprio Eris.

Via: R7


Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário

Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Os comentários são moderados.
Não deixe link no comentário

 
Copyright (c) 2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Artmasa"Tem de Tudo